9 de jul. de 2011

OS ERROS NOSSOS DE CADA DIA


Diz um velho ditado que “errar é humano, persistir no erro é burrice”. Concordo em gênero, número e grau que errar é humano. Discordo na mesma proporção de que é burrice, pois, como cobrar de alguém a capacidade de percepção do erro? E se tem essa percepção, como cobrar uma atitude? Talvez ela ainda não despertou a sua consciência para os reais e verdadeiros valores da vida, que nada mais são do que os Cristãos; talvez ela não tenha a força suficiente para isso.

É humano errar porque estamos humanos em processo evolutivo e de depuração da alma. Somos espíritos eternos, mas, estamos vivendo em corpos que nos possibilitam essa evolução, a qual acontece prioritariamente através de erros e posteriores acertos.

Mas, o que é errar? Errar é estar distante dos ensinamentos de Jesus. Em termos práticos, erramos quando julgamos nosso próximo, quando danificamos nosso corpo material e espiritual, quando buscamos vingança, quando matamos, quando traímos, quando somos falsos, quando desprezamos os nossos semelhantes, quando denegrimos um irmão, enfim, tudo aquilo que vai contra ao que Cristo nos deixou e que insistimos em não aceitar e menos ainda vivenciar.

Se pensarmos nessa óptica de que errar é humano, temos a princípio dois caminhos a seguir: o primeiro é continuar errando, pois, já que é normal errar e que todo mundo erra, por que se preocupar; o segundo é aprender com os erros, especialmente com os que nós cometemos. Digo especialmente com os que nós cometemos porque não podemos falar daquilo que não vivemos; não podemos falar da vida do próximo. E se aquela situação que julgamos acontecesse com nós, como reagiríamos a ela? Os mais evoluídos, ainda muito raros neste planeta, até aprendem através da observação, mas, nós, imperfeitos e inferiores que somos, aprendemos é pela dor mesmo!

Baseado neste segundo caminho, o ser erra, tem a percepção do seu erro, refleti sobre ele, busca soluções, tenta repará-lo e, então, ao invés de ficar procurando culpados e se lamentando, aprende com ele. E quando aprendemos, dificilmente caímos no erro novamente, pois conseguimos assimilar aquele aprendizado. Ao lidarmos com situação parecida iremos nos recordar do então vivenciado e aprendido anteriormente, pois conseguimos despertar-se para ele.

Abordando esse mesmo caminho, utilizo novamente outro ditado: “caiu? Então levanta e segue em frente!”. Mas, segue em frente refletindo. Segue em frente porque ficar parado remoendo o que aconteceu não modifica em absolutamente nada a situação; nem a sua, nem a do outro e nem a do mundo. Segue em frente porque é necessário cair para que possamos aprender a perceber a verdadeira essência da vida. Segue em frente tentando melhorar, buscando soluções, dividindo experiências, doando palavras, experienciando novas quedas e aprendendo com novos erros. Deixemos o passado no lugar dele, que é no passado, e pensemos em como melhorar o presente para que tenhamos um futuro melhor.

O universo é uma possibilidade imensa de erros! A todo instante estamos vivenciando experiências que nos levam a ele e que nos fazem, ou não, percebê-los. E nós caímos nelas! Eu, você e o outro! TODOS caímos nessas situações! Mas, se caímos, qual o problema? Fiquemos tranqüilos que Deus não vai nos mandar queimar no mármore do fogo do inferno. Ele sempre nos proporcionará um novo dia, uma nova chance de recomeçar, uma nova oportunidade de aprender e reparar. Ele sempre irá nos amparar, nos guiar, nos orientar, nos apoiar, nos levantar, nos ajudar a seguir em frente sempre de cabeça erguida.

Portanto, se errou, seja qual tenha sido o erro, não permaneça mais nele e faça tudo quanto possível, e até o impossível também, para repará-lo. Busque, inclusive, reparar na prática, pois palavras sem atitudes são apenas palavras; é apenas um alfabeto dito oralmente ou escrito. Diante disso, o importante não é deixar de errar, mas sim ter consciência dos erros.

A partir de hoje, sugiro que não mais nos foquemos na parte ruim e triste dos erros que cometemos, nos afundando em depressões e num mar de lágrimas ou de revoltas. Comecemos a refletir mais em como podemos modificar nossa situação em busca da nossa evolução e da evolução do planeta. Coloquemos as palavras AMOR e CARIDADE em ação... e tudo a nossa volta se modificará, começando por nós mesmos.

Fecho esta reflexão dizendo que errar é humano, persistir no erro é falta de consciência e aprender com ele é sabedoria! Quando passamos a viver e a sentir, e não somente a pensar assim, conseguimos ter uma vida mais calma e tranqüila, consciente de que todos estão propensos aos erros, mas, também, de que todos têm a capacidade de modificá-los, sempre com o auxílio do mais alto. Deus está conosco! E nos ama! Assim como devemos amá-lo, amar a si mesmo e amar ao próximo!


Viviane Vasques
02/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário